10 abril 2012

Sistema Para Gerenciamento de Projetos Ágeis

Já fazem alguns anos que me interesso por metodologias ágeis de desenvolvimento, tanto que meu TCC da faculdade foi relacionado ao assunto. Entre livros, artigos na internet e palestras, adquiri um certo conhecimento sobre o assunto (porém muito mais teórico do que pŕatico). No início meu foco foi XP, e após comecei a estudar Scrum. Ultimamente tenho procurado estudar sobre Kanban.

Na empresa em que trabalho atualmente , um de nossos foscos é a implantação de metodologia ágil de desenvolvimento. Já à algum tempo temos tentando implantar Scrum, porém sem sucesso ainda. Para a implantação do Scrum, consideramos necessário a utilização de alguma ferramenta digital para controle dos projetos, algo com o qual possamos controlar o product backlog e o andamento das estórias. Testamos vários sistemas, tanto online quanto instalados em nossos servidores internos, porém, em minha opinião, nenhum deles nos atendeu satisfatoriamente.

Todos os softwares que testamos eram bem completos, com diversas opções, e é nisso que acho que eles pecam (novamente, em minha opinião). Tantas opções acabam deixando os softwares complexos e um tanto difíceis de serem utilizados, fazendo com que operações simples, como criar uma estória, exijam mais passos e informações do que o necessário, sendo contrário à mentalidade ágil. A maioria também não apresenta uma forma de acompanhamento das estórias que seja simples e nítida, como um quadro Kanban.

Pensando nisso, decidi desenvolver um sistema web que cuide somente do básico necessário para o gerenciamento de projetos ágeis: um controle de product backlog e um quadro Kanban para acompanhamento das estórias. Sem frescuras, sem dezenas de campos para preencher, apenas ações simples. Assim criei o AgileWall. Por hora ainda sem um domínio específico, somente acesso via endereço IP mesmo (se o sistema vingar o domínio será a prioridade ;-).

O sistema ainda está num estágio alpha, mas já é funcional e eu já o  uso para controlar as estórias de seu próprio desenvolvimento. Como meu forte não é interfaces, também não tem uma interface muito legal, somente ajeitei o básico para poder ser utilizado.

O sistema está aberto para qualquer um que quiser se cadastrar e usar, sem limitações de número de projetos e usuários. Infelizmente ainda não é possível enviar convites para outras pessoas, mas é possível adicionar várias pessoas em um projeto procurando-as pelo email (desde que já estejam cadastradas no sistema, é claro).

No momento parei de adicionar funcionalidades ao sistema pois quero feedback sobre o mesmo par seguir no caminho certo. Espero feedback sobre o sistema para que eu possa melhorá-lo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, parabéns pela iniciativa.
Você planeja compartilhá-lo, sob GPL (ou algo assim) ou será comercial?

Tiago dos Santos disse...

Isso ainda não me decidi, mas tudo vai depender do interesse das pessoas pelo sistema.