07 dezembro 2010

e-Karros - Sistema de manutenção automotiva

No início do ano dei a notícia que iria iniciar um novo projeto e que em 1 mês daria mais detalhes. Bom, acontece que tive muita correria e acabei abandonando um pouco o blog, nem postei do que se tratava.

Esse projeto é o e-Karros, que já comentei sobre ele um pouco aqui. Nesse post falarei melhor sobre ele.

Quem tem carro e tenta manter sua manutenção em dia sabe que é bem complicado. Qualquer distração é suficiente para que esqueçamos de trocar o óleo do motor com a quilometragem certa. E aqueles adesivos que é colado no para-brisa do carro com as informações sobre a última manutenção e da futura manutenção? Pelo menos comigo eles sempre acabam esquecidos, isso quando não descolam e são perdidos.

Tendo essa dificuldade procurei uma opção de programa que me ajudasse com isso, porém não encontrei nada satisfatório, somente um online que peca por ter um gerenciamento fraco, e alguns para desktop, que são muito completos visando ser um controle de frota para empresas, e exatamente por isso são complexos demais.

A ideia era ter um sistema simples, que pudesse ter um gerenciamento das manutenções do carro de forma fácil, podendo adicionar, alterar e excluir qualquer manutenção que eu quisesse, e que fosse online. Assim nasceu o e-Karros.

Nos últimos meses venho trabalhando nele. O "lançamento" do sistema foi a pouco menos de 3 meses. Coloquei lançamento entre aspas pois não fiz muita divulgação do sistema, limitando-se a um tópico no fórum do Corsa Clube, o que levou ao cadastro de pouco mais de 100 usuários. É pouco, mas até que anima pelo fato de ver que as pessoas ao menos tem interesse no sistema.
As funcionalidades atuais do sistema são:
  • Cadastro de carros - é possível cadastrar até 3 carros. Além dos itens mais comuns encontrado nos carros, é possível adicionar acessórios ao carro, além de uma imagem para o carro;
  • Agendamento de manutenções - agenda os serviços de manutenção para o carro. Se um serviço já foi previamente realizado o sistema busca a última ocorrência. É possível também que o sistema calcule a data do próximo serviço de manutenção de com base na última realização do serviço, e nos dados do carro. O sistema envia um e-mail informando da proximidade de um serviço 3 dias antes da data agendada.
Como disse, é um sistema simples. Mas ainda não está nem perto do que gostaria que o sistema fosse. Mas estou trabalhando para chegar lá ;-).

Conforme for adicionando novas funcionalidades no sistema informarei aqui.

Nenhum comentário: