20 abril 2009

E a Oracle compra a SUN

Acabei de ver no GUJ que após a tentativa da IBM comprar a SUN quem levou mesmo foi a Oracle. Bom, não chega a ser tão surpreendente pois já era noticiado que caso não houvesse acordo com a IBM, a SUN poderia negociar com outras empresas, entres elas a Oracle. A notícia já está disponível no site das duas empresas (http://www.sun.com/third-party/global/oracle/index.jsp e http://www.oracle.com/sun/index.html).

Em minha opinião gostei mais desta notícia do que se fosse a IBM que fizesse a aquisição, apesar de nem saber direito o motivo, mas acredito que os produtos da SUN tem mais chances de terem continuidade nas mãos da Oracle.

Algumas pessoas já se demonstraram preocupadas com o futuro do Java, do MySQL, do Open Solaris, etc. mas eu acredito que não haverão mudanças drásticas nesses produtos. O JDK da SUN pode se fundir como o da Oracle, aproveitando os melhores recursos de cada um. O Solaris pode ser uma boa plataforma para que a Oracle ofereça seus produtos. Já o MySQL acredito que não tenha quase nenhuma mudança em relação ao modelo de negócios que a SUN usa para esse produto. Com o MySQL a Oracle pode chegar a mercados onde é difícil de chegar com o seu BD mais famoso.

Agora é esperar para ver o que acontecerá a médio e longo prazo.

Nenhum comentário: