09 setembro 2008

Mudança de arquitetura

Algumas notícias sobre o sistema Controle Financeiro Pessoal. Primeiro, agora temos um domínio próprio, www.perludum.com.br, o sistema podendo ser acessado no link www.perludum.com.br/cfp, o link anterior ainda esta ativo. A outra notícia é mais técnica, relacionado a arquitetura utilizada.

Sim, estou mudando totalmente a arquitetura do sistema, e com isso também toda a parte visual. Os motivos que me levaram a troca de arquitetura são:
  • - o modo de desenvolver páginas web com o GWT acaba gerando bastante trabalho para mudanças, tendo que compilar mesmo para alterações minúsculas na interface, já que tudo é código Java;
  • - não é muito fácil encontrar informações para resolver algumas dúvidas sobre desenvolvimento com GWT;
  • - estava procurando uma arquitetura onde pudesse ter uma produtividade melhor e fosse mais simples.
Com base nisso e em algumas pesquisas, a arquitetura escolhida foi o framework MVC Mentawai e a biblioteca JavaScript/Ajax JQuery. Com base com o que desenvolvi até agora com essa nova arquitetura, acredito que acertei na escolha.

O Mentawai se propõe ser um framework bem simples e fácil de se utilizar, sem a necessidade de muita configuração para faze-lo rodar, e nesse ponto ele cumpre muito bem o que promete. Porém, apesar de ter uma configuração simples, ele me parece ser um framework robusto e maduro. Não tenho parâmetros para compará-lo com outro framework, mas pelo que já vi dele estou adorando ;-)

O JQuery é a biblioteca JS que, segundo o que dizem, é a mais prática de se utilizar, por usar uma sintaxe mais limpa, além de ser bem leve. Porém por ser bem leve também é uma biblioteca básica, o que pode ser rapidamente resolvido utilizando plugins para as mais variadas finalidades.

O único problema dessa mudança de arquitetura é que os conceitos entre programar utilizando GWT e utilizando essa nova arquitetura (mais de acordo com o padrão de programação para web, acredito eu) é que, para quem só começou a se aventurar agora em desenvolvimento web, são completamente diferentes. Com GWT o desenvolvimento é bem mais parecido com a programação para desktop, talvez isso explique ele ter sido minha primeira opção quando resolvi desenvolver para web. Mas foi muito bom ter iniciado com o GTW, assim pude assimilar alguns conceitos de programação para web mais facilmente.

Por hora estou desenvolvendo essa nova versão do sistema. Acredito que até o final da semana que vem devo ter algo para mostrar.

Nenhum comentário: