06 abril 2008

Apenas uma idéia

Estava mexendo com o Google Desktop, mais necessariamente nos gadgets, buscando algum que fosse útil ao meu dia-a-dia. Encontrei dois em especial, o Tasks e uma interface com o Google Calendar, bem simples mas interessante.

E vendo o funcionamento dessa interface do gadget com o google calendar fiquei pensando, não seria ótimo uma gama de aplicativos onde os dados e o processamento fiquem em sites web e tenhas interfaces com aplicativos residentes em nossos PCs?? Eu penso que sim.

Claro que aplicativos com interface web são muito bem vindos e úteis, porém algumas coisas podem ser melhores aproveitadas tendo uma integração com o desktop, integração essa que navegadores não oferecem (pelo menos eu desconheço).

Por exemplo, o próprio google desktop oferece recurso onde a barra pode ficar na lateral em modo sempre visível, o que é ótimo quando usamos o gadget do calendar deixando-o sempre a vista e sendo avisados de qualquer evento adicionado ao google calendar. O mesmo recurso poderia ser utilizado no gadget tasks, transformando ele num gerenciador de tarefas bem mais interessante. Eu acredito que alguns aplicativos fariam um casamento perfeito ao aliar o melhor dos recursos da internet com o melhor dos recursos do desktop. Pena essa não ser uma tendência.

Nenhum comentário: