06 março 2008

Novo projeto

Conforme disse no post anterior, estou iniciando um projeto para estudo de Java. Bom, não é só para estudo, é também uma necessidade pessoal que tenho. Vou falar um pouco deste projeto.

Eu costumo controlar meu orçamento pessoal em uma planilha eletrônica, que até funciona satisfatoriamente, porém todo o trabalho é feito manualmente, o que gera muito trabalho. Mas a ideia de desenvolver um pequeno sistema para controle financeiro não é nova, já vem de uns 3 anos atrás, quando eu comprei um PDA (um Palm Zire 21) visando procurar algum software para essa finalidade que eu pudesse instalar nesse PDA. Mas como não encontrei nenhum que me atendesse, resolvi eu mesmo desenvolver um sistema, pensando inicialmente usar o J2ME, mas como não existia JVM para aquele modelo de palm acabei conhecendo o SuperWaba que poderia ser considerado, a grosso modo, como uma "cópia" do Java especializada para rodar em PDAs (não é isso, mas não achei nesse momento uma explicação melhor).

Cheguei a desenvolver duas versões de um aplicativo de controle de orçamento para o PDA utilizando SuperWaba. A primeira ficou horrível, já a segunda ficou bem melhor, porém ainda não estava em um nível no qual poderia ser utilizado no dia-a-dia, sem falar de alguns pequenos bugs. Mas apesar do pequeno sucesso que tive, acabei desviando minha atenção desse software e acabei deixando-o de lado... para começar utilizar a planilha.

Após um bom tempo utilizando a planilha, comecei a pensar se não seria melhor desenvolver um pequeno sistema para substituir a planilha, logicamente adicionando mais recursos. Juntei isso com a vontade de aprender a desenvolver para a web com Java, então criei o projeto no Google Code chamando Controle Financeiro Pessoal. Bom, sobre o projeto posso dizer que será um sistema web, utilizará JSP, Servlet, Struts, Hibernate... e tudo mais que eu tiver direito ;-)

Qual critério usei para escolher essas ferramentas? Bom, praticamente to tentando aprender o que é mais pedido pelo mercado de trabalho. Principalmente sobre o Struts, já vi em vários lugares que ele nem de longe é o melhor o framework MVC que temos, mas ainda é o mais pedido nas vagas, por isso vou utiliza-lo no aprendizado.

E o motivo de fazer um sistema web é por que poderei utiliza-lo em qualquer lugar onde tenha um computador com acesso a internet, além do mais como a tendência de cada vez mais podermos acessar internet através de PDAs, celulares e smartphones, a intenção é, se o projeto der certo, desenvolver uma interface para dispositivos portáteis acessarem. Vamos ver no que vai dar.

Nenhum comentário: