16 outubro 2007

Um novo desafio

Após aproximadamente 6 anos e meio trabalhando em uma empresa onde comecei como auxiliar de informática e aprendi 50% do que sei relacionado a informática (e muita coisa sobre outras áreas profissionais), pedi demissão e estou indo trabalhar em outra empresa onde pretendo passar mais alguns anos.

Ao contrário do que muitos podem pensar o motivo dessa mudança é mais profissional do que financeira, já que a diferença de salário não é tão grande para justificar a saída de uma empresa para a outra. Mas profissionalmente estou tendo uma grande mudança.

Em primeiro lugar, não é fácil sair de um lugar onde se tem uma certa estabilidade (não, eu não era funcionário público), conhece bem o sistema da empresa, conhece bem a empresa, etc, e ir para um lugar totalmente novo (ou seja, sair do comodismo), principalmente quando é a primeira vez que você faz isso. Só isso já é uma grande experiência, e um dos motivos de minha mudança foi para viver essa experiência.

Um outro motivo para a mudança é a possibilidade de aprendizado. Por mais que eu ainda pudesse aprender coisas novas onde eu estava, essa possibilidade é ampliada em uma nova empresa. Tudo é novo, as pessoas são novas, as políticas da empresa são novas, a mentalidade das pessoas na empresa é nova. Enfim, com tantas novidades o natural é assimilar tudo isso e unir com os conhecimentos anteriormente adquiridos e formar novas ideias. Isso é ou não é bom?

O desafio de ir para uma empresa que esta começando suas atividades sempre me atraiu, e esse é o caso agora. É muito bom ver a empresa se erguendo (as vezes literalmente), é uma fase onde se tem muito trabalho e se pode aprender muito com a experiência.

Enfim, mudar de emprego, mudar de ambiente, pode ser muito bom, principalmente se é uma decisão que nós mesmo tomamos. Acredito também que permanência em um mesmo posto de trabalho por muito tempo (entenda-se mais de 10 ou 15 anos) pode ter consequências ruins como, por exemplo, um grande comodismo com sua situação na empresa e com a situação da própria empresa, ou seja, não procuram inovar nada achando que tudo esta bom do jeito que esta. Imagine agora uma empresa onde várias pessoas tem essa mentalidade... Acho que não preciso dizer mais nada.

Então é isso, estou partindo para uma nova empresa, um novo desafio. Esperto ser tão bem sucedido no novo trabalho quanto fui no anterior. E até a próxima.

Nenhum comentário: