15 outubro 2007

De volta ao Slackware

Bom, depois de passar por distribuições mais "amigáveis" como as ultima versões do KUbuntu e o Kurumin, resolvi voltar ao Slackware, desta vez a versão 12.

Sai do Slackware para buscar fascilidade de administração, mas as travas que outros gerenciadores de pacotes impõem são bem mais difíceis de acertar do que a falta de verificação de dependência do tgz.

Isso não significa que deixei de achar que o Slackware precisa de um gereciador de dependências, só acho que um bom gerenciador de dependências deveria ter flexibilidade e deixar escolher se o usuário quer realizar a operação ou não quando uma dependência não for satisfeita.

Outra coisa que acho é que a distribuição deveria escolher apenas um pacote de cada categoria, evitando de instalar vários pacotes que nunca serão utilizados pois existem outros iguais que são utilizados.

Mais um ponto que gosto de ressaltar: por que colocar vários softwares num mesmo pacote? Peguemos o pacote kdenetwork, existem vários aplicativos dentro dele, porém nem sempre utilizamos todos, mas se queremos instalar somente um dos aplicativos somos obrigados a instalar o pacote todo, ou seja, instalar vários softwares que não queremos. Deveria ser feita uma distribuição mais racional desses aplicativos, mesmo que seja para criar um pacote para cada aplicativo.


Agora deixe-me voltar a personalizar o Slackware.

Nenhum comentário: