22 maio 2007

Tutorial sobre Bacula

Conforme prometido irei postar aqui um tutorial sobre Bacula. Ou melhor, uma série de post que juntos se tornarão um tutorial mais completo. Decidi fazer dessa forma, dividindo em várias partes, pois o assunto é muito complexo e grande, e colocar tudo em um post só seria complicado. Quando terminar tentarei unir o tutorial em um só, e para ficar melhor gostaria de receber dicas, criticas, correções... nos comentários para fazer devidas alterações. Para começar, vamos a uma introdução sobre o que exatamente é o Bacula e suas principais funções. Essa parte já esta pronta, somente irei fazer correções e algumas alterações para melhora-lo, e, hoje ou no máximo amanhã, irei postar aqui. Mas antes de ler (ou depois de ler, você é quem decide), sugiro que leiam os seguintes links:


Conceitos importantes sobre backup - É sobre um sistema de backup diferente, mas os conceitos são os mesmo do Bacula. Aqui você encontra o menu completo desse outro sistema de backup.

Tutorial sobre Bacula

Tutorial sobre Bacula

Conceitos sobre Tipos, Utilização e Gerenciamento de Backups

Esses links são informações e tutoriais sobre Bacula e backup em geral. Será muito bom se esses artigos forem lidos antes de ler meus posts sobre o Bacula, assim terão mais base para comentarem sobre o que escrevo. Assim que possível irei postar o primeiro da série. Aguardem.

8 comentários:

Eduardo disse...

E ai Tiago, blz cara, aqui é o Eduardo.
Eu estava pensando em criar um blog
sobre tecnologia mas num deu muito certo, sou meio Preguiçoso pra fika editando ele, mas gostaria de saber se vc astaria interesado em colocar em seu blog algum conteudo sobre tecnologia algo alem do que seu blog já oferece, conquistando cada vez mais leitores.
Se vc estiver interesado meu e-mail é edu_ob1@hotmail.com.

Eduardo

Luciano disse...

Vale ressaltar também o canal IRC irc://irc.freenode.net#bacula pois quando eu precisei de uma ajuda lá o pessoal foi bem prestativo.

Eu uso o Bacula 2.0.2 no Windows (XP e 2000 server) e funciona bem. :)

tiago_stos disse...

O canal IRC eu não conhecia, não encontrei referencia a ele em nenhuma pesquisa q fiz. Mas valu pla dica, vou ver se busco alguma informação a mais lá.

Anderson disse...

Olá tiago , eu uso ubuntu dapper e instalei o bacula , nele mais estou com algumas dificuldades para configurar ele , tenho uma rede mista aqui , estaçoes de trabalho com windows xp pro e servidores linux .Gostaria de saber se pode me dar um help ?

tiago_stos disse...

Anderson.
Pode perguntar aqui, se eu souber te responder, te rempondo aqui mesmo. Se eu não souber, acompanhe as outras partes do tutorial (que pretendo liberar uma por semana, caso eu tenha tempo para isso), quem sabe com elas vc consiga sanar suas dúvidas..

Anderson Martins disse...

Tiago , valeu ....
ja tenho umas duvidas aqui , rsrs
estive verificando os arquivos do bacula no ubuntu ele , depois de instalado ele vem com uma senha , cripografada, para min altera preciso digitar algum comando em especifico? ou so altero o que esta entre " " ?

tiago_stos disse...

Anderson
É só alterar entre as aspas. A não ser que seja muito diferente da versão que tenho aqui, esse código entre aspas esta mais para uma senha bem grande do que para um código criptografado. Eu alterei isso aqui colocando minha senha e não tive problema algum.

Anônimo disse...

Tiago.
Estou precisando de um tutorial para instalação e, PRINCIPALMENTE, configuração do Bacula for Windows Server 2003. No meu caso, o servidor de backup será Windows 2003 e terei clientes do Linux E Windows.
Portanto, terei que instalar o Bacula e o MySQL no Win2003. Isso eu até já fiz. Mas não tenho idéia de como configurar o resto (criar BD, configurar os schedules, etc).
Pode me dar uma força?

Aguardo retorno.

Grato.
Diramos
benedito.ramos@caixa.gov.br