25 abril 2007

Slackware + AIGLX + Beryl - Parte 3

Screenshot tirado do meu desktop para demonstrar o Beryl em ação

E o problema era o driver da placa de vídeo que tive um problema durante a instalação e eu não percebi. A solução foi acertar o problema que causou o erro na instalação anterior e reinstalar o driver. Agora estou com todas as funções do Beryl funcionando corretamente, ou pelo menos ainda não apresentou nenhum problema.

Faltou passar a configuração do X. Para fazer essa configuração, acrescente as seguintes linhas no arquivo /etc/X11/xorg.conf

Seção ServerLayout
Option "AIGLX" "on"

Seção Module
Load "dbe"

Seção Device
Option "XAANoOffscreenPixmaps" "true"
Option "AllowGLXWithComposite" "true"

Seção Screen
Option "AddARGBGLXVisuals" "true"

E por fim crie a seção:
Section "Extensions"
Option "Composite" "Enable"
EndSection

Agora é só iniciar (ou reiniciar) o servidor X e digitar o comando:
dbus-launch beryl-manager

O beryl deve funcionar perfeitamente.

Para inicializar o beeryl automaticamente com o KDE, crie um arquivo (por exemplo beryl.sh) em ~/.kde/Autostart/ com a linha dbus-launch beryl-manager e torne--o executável. Pronto, agora é só se divertir.

Com base nos posts que escrevi sobre isso eu pretendo fazer um tutorial mais organizado, descrvendo passo-a-passo como efetuar a instalação. Mas isso somente se conseguir um tempo para isso, tenho muita coisa que pretendo fazer e o tempo para fazer esta escasso.

Caso alguém queira seguir esses posts para instalar o beryl e encontrar algum problema pode deixar um comentário aqui, se eu poder ajudar concertesa ajudarei.

Nenhum comentário: