02 abril 2007

Ainda procurando uma distribuição...

Utilizando o Slackware com a instalação somente dos pacotes do primeiro CD cheguei a conclusão de que o Slackware necessita de um pouco mais de tempo do que eu tenho disponível no momento. Por esse motivo baixei e instalei o XUbuntu (que utilizo nesse momento para escrever este post). Mas também não gostei dele.

A interface dele é muito boa, bem acabada, monta automaticamente dispositivos USB, tem uma boa selação de programas... e algumas coisas mais. Mas foi justamente nos programas instalados que me decepsionei com ele.

Bom, quando instalei o XUbuntu a minha idéia era ter uma distribuição em que fosse mais fácil instalar programas adicionais, para personalizar mais meu ambiente. Nisso o XUbunto me atendeu perfeitamente. O problema foi ao tentar desinstalar um programa que veio com a distribuição. Por exemplo, quando tento desistalar um programa para o ambinte gráfico, como o Gaim, usando o Synaptic (que é um gerenciador de pacotes gráfico, ou melhor, uma interface gráfica para o gerenciador de pacotes que é o dpkg), depois de selecionar o pacote aparece a incômoda mensagem de que o pacote xubuntu-desktop deve ser selecionado para a desinstalação por causa de dependências. Agora 2 coisas mais estranhas: 1 - não é possível ignorar a dependência; 2 - esse mesmo pacote, xubuntu-desktop, necessita ser removido quando se tenta desinstalar a maioria dos pacotes da distribuição, pelo menos no teste que fiz foi assim.

Não arrisquei a remoção desse pacote pois não queria ter que recuperar o sistema caso saisse alguma coisa errada. Alguém já utilisou esse sistema? Sabe o por que de acontecer isso?

Por esse motivo estou voltando para o Slackware, que, apesar de exigir um pouco de tempo a mais para te-lo do geito que você quer, lhe dá mais controle sobre o que você faz no sistema. Acredito que a maioria dos usuários do Slackware o usam por esse motivo.

Mas desta vez irei instalar o KDE em vez do XFCE4 e demais programas do CD 2. Espero assim não precisar correr atraz de tantos programas na net para deixar meu sistema redondo. Assim que tiver uma opinião sobre essa nova tentativa irei postar aqui.

4 comentários:

Glaydson disse...

O xubuntu-desktop é um metapacote que só serve para instalar um ambiente gráfico com um comando simples. Você pode retirar sem problema.

tiago_stos disse...

Tai uma coisa interessante. Mas eles não devriam deixar esse pacote instalado, dificulta um pouco a vida de usuários desinformados.
Mas vou voltar para o slackware. Cheguei a conclusão definitiva que não me dou bem com distribuições com esse tipo de gerenciadores de pacotes, acho que eles nos limitam um pouco.

rsdiego disse...

Conhece o Centos? òtima distro para servidores.

Tiago dos Santos disse...

Diego, na época em que escrevi o post procurava uma distribuição para desktop, o que acabei me acertando mesmo com o Ubuntu e deixei o Kubuntu de lado.

Quanto a distribuições voltadas a servidor, realmente já ouvi muito sobre o Centos, porém ainda não o testei. Assim que tiver algum tempo irei verificar.

Valeu pela dica.