08 março 2007

Por que criar um blog?

Estava lendo esses dias no Contraditorium um post falando que se deve esquecer do AdSense (serviço de propaganda do Google onde você adiciona algumas propagandas em seu site ou blog e recebe alguns centavos de dólares a cada clique que algém dá em uma das propagandas, ou algo parecido com isso) quando você esta iniciando seu blog. Diz também que muitas pessoas acabam criando um blog somente para tentar arrecadar alguma grana com esse sistema, e acabam se frustrando quando recebem muito pouco com isso (na verdade, com o AdSense você só recebe o pagamento quando acumular 100 dólares em sua conta do AdSense) e acabam abandonando o blog. Outra coisa interessante é que ele diz (ele no caso é o Cardoso, dono do blog, que escreveu o post) que leva muito tempo até que se consiga alguma coisa com o AdSense, principalmente por que no inicio quase ningém acessa o blog, e muito menos ainda clicam nas propagandas.

Algumas dicas passadas no post são (não é a transcrição correta, e sim o que eu entendi, e muito menos esta na orndem que esta no post original):

1- Não crie um blog visando algu lucro;
2- Não coloque o AdSense ou outro sistema de propaganda no inicio de seu blog, mas somente depois que blog estiver com um número considerável de visitas por dia;
3- Preocupe-se somente em escrever coisas interessantes, inteligentes, assim você consegue manter os leitores que acessarem seu blog;
4- Você só irá ter um número considerável de visitas por dia depois de meses ou talvez anos, isso se você mantiver uma frequencia boa de postagens, portanto tenha paciência, antes de mandar seu blog para o limbo ;-)

Entre outras coisas esses pontos foram que os achei mais importantes.

Depois de ler esse posta fiquei pensando "Por que realmente eu criei meu blog?". Bom, já tentei criar um blog no ano passado sobre Java pois estava estudando o recém lancado EJB 3 (Enterprise Java Beans 3, usado para desenvolvimento deaplicações corporativas) e queria um espaço para compartilhar e guardar o que estava aprendendo. Na época nem me interessava em saber o que era AdSense, por isso não tinha nenhum objetivo de ganhar dinheiro com o blog. No começo deste ano, com a crise do AdSense no Brasil, comecei a ler bastante sobre o tal do adsense, e que algumas pessoas ganhavam uma certa quantia com ele. Fiquei com curiosidade. Como eu gostava da idéia de ter um blog, resolvi criar um novo e experimentar o adsense para ver como funcionava. Eis que criei meu humilde blog, com o AdSense adicionado nele desde o primeiro dia :-). Mas meu objetivo mesmo continua sendo compartilhar e guardar informações, e também serve para treino de dissertação ;-)

Bom, sobre o AdSense em meu blog, até agora esta servido mais para estatisticas de acesso ao site (terça-feira, 06/03/07, tive umpico de 10 visitas, já to muito feliz :-). Quanto aos ganhos, tenho acumulado em quase 2 meses de blog incríveis 24 centavos de dólares, e isso por que, dos 3 cliques em propagandas do AdSense, 2 foram meus, para verificar se estava funcionando mesmo. Então eu posso garantir, não crie um blog pensando em ganhar com o AdSense (ou qualquer sistema de propaganda que exista), a não ser que você esteja pensando a longo prazo (1, 2 ou mais anos nos futuro...). Crie um blog se você tiver tempo, paciência, criatividade, cara de pau de expor suas idéias mesmo que sejam toscas, muita força de vontade, ou algum outro motivo mais "nobre". Pelo mesnos essa é minha opinião.

Nenhum comentário: