06 março 2007

Depois de phishing por e-mail, agora temos phishing por correio

Hoje aqui na empresa recebi um boleto da empresa nicregistro.com sobre o pagamento de hospedagem de site no valor de R$ 129,00. Achei um pouco estranho e pensei: "A empresa que contratamos para isso foi a LocaWeb, não foi?". Resolvi entrar no site deles para ver se tinha alguma informação, mas no site (que é muito bem feito, diga-se de passagem) não encontrei nada.

Pesquisando no google sobre a empresa acima citada, encontrei várias matérias, notícias, blogs falando sobre essa suposta empresa, que anda enviando boletos para todo mundo que tenha um domínio registrado no registro.br, onde se pode encontrar todos os dados dos domínios registrados lá, o que pode ser considerado até uma falha de segurança, ou pelo menos uma política de segurança fraca, já que alguns espertinhos podem se aproveitar disso.

O triste dessa história é que muitas pessoas/empresas acabam pagando esse bolheto sem se darem ao trabalho de lembrar se algum dia entraram em contato com esse empresa, o que torna o golpe vantajoso. Isso quase aconteceu aqui, quem recebeu o boleto (foi somente o coordenador de informática) apenas colocou em minha mesa para que fosse feito a solicitação de pagamento do boleto.

Passei para a diretoria responsável sobre o que fazer com o boleto, se poderia tomar uma atitude judicial, e fui aconselhado anexar o boleto e uma matéria que peguei na internet sobre esse golpe e arquivar para nos garantir caso haja algum protesto sobre essa cobrança (que acho muito difícil acontecer). Na internet vi também que o Procon recomenda fazer um boletim de ocorrência caso a empresa queira uma maior garantia. Fiquei sabendo também que várias outras empresas aplicam o mesmo golpe.

Então fica a dica, caso recebam algo estranho, pesquisem sobre a empresa, vejam se é valido, arquivem como prova e, caso se sintam mais seguros, façam um BO.

Nenhum comentário: