08 fevereiro 2007

A gerra contra o DRM

Estamos em época de guerra. Já faz muito tempo que o DRM é criticado por muitos, principalmente os defensores do software livre, e agora é a vez de Steve Jobs criticar e praticamente declarar guerra contra o DRM, como podemos ver nesta notícia do IDG Now.

Resumindo, ele diz que gostaria de verder musicas sem DRM no iTunes e pede para os usuários pressionem as grandes gravadoras para que elas retirem as exigencias de que suas musicas sejam vendidas com DRM na internet.

Bom, como tudo que vem do mundo Apple acaba tendo uma repercução exagerada, não é de se estranhar se acabar acontecendo uma revolução entre os usuários do iTunes e outras lojas virtuais de música, e esses usuários pressionem tanto as gravadoras e elas acabem cedendo, o que seria uma derrota imensa para os defensores do DRM... Mas acho que isso não acontece (em relação as gravadoras cederem).

O geito é esperar para ver se essa notícia vai causar alguma reação, e também que o senhor Gates imite o senhor Jobs e também de uma declaração a respeito de DRM, já que a turma da janela adora imitar a turma da maçã.

Nenhum comentário: