16 fevereiro 2007

Adesklets

Bom, depois de alguns dias sem postar nada, voltei aqui para falar sobre o Adesklets, que é um gerenciador de miniaplicativos. E o que são esses miniaplicativos? Miniaplicativos são aplicativos voltados a somente uma função especifica (ou a algumas funções parecidas entre si) que ficam integradas ao desktop, fica parecendo que fazem parte do papel de parede, mas eles são dinâmicos e você pode interagir com eles. Com eles você pode, por exemplo, colocar um relógio mais inclementado em sua área de trabalho, ou um calendário, diversos monitores de hardware (como monitor de uso da CPU, monitor de conexão com a rede, monitor de temperatura da CPU e do chipset da placa mãe). Tem um dock bar (cita no post sobre interfaces leves), monitor de caixa postal de e-mail e muito mais coisas podem ser encontradas no site (bom, nem tantas coisas assim). Aqui tem um artigo sobre como instalá-lo.

Os miniaplicativos são desenvolvidos em python. Estava pensando em fazer um que utilizasse o programa mbmon par monitorar a temperatura da placa mãe e processador e as tensões da fonte, mas como não sei nada de python e agora, por causa da faculdade, não tenho tempo de aprender, fica aqui a idéia para quem conheça python de criar esse miniaplicativo.

Não há muito a se falar sobre adesklets, só quiz apresentar sobre o que ele faz e passar o link para o tutorial de instalação. E vou parando por aqui.

Um comentário:

zébedeu disse...

Tem muito o que se falar sim de Adesklets, por exemplo a grande maioria das pessoas tem problemas ao rodá-lo (o mesmo para o gDesklets).

No meu Ubuntu 7.04 X64 nem cristo fazia ele sequer baixar os miniaplicativos pela interface, rodar então.... No 7.10 já consigo baixar mas não roda nem a pau! Sempre vários erros na interpretação dos scripts ou erro no IMPORT ADESKLETS, dá como objeto adesklets não existente.

No gDesklets problemas parecidos são causados pela versão 2.5 do Python, ele só roda na versão 2.4 (linux te odeio por causa dessas viadagens!!!!). É necessário alterar alguns arquivos de configuração dele e fazer apontar para o python2.4. Aí ele já roda, mas agora ele não roda nada que precise de Controls, nunca encontra mesmo tendo a pasta Controls enfiada em tudo que é canto.

Com o Adesklets é pior pois já rodei nas duas versões de python e nada. Ou dá falta no IMPORT do objeto Adesklets (por falta de uma pasta dentro do python 2.4, mas arrumando isso vem aquele monte de erros no script que dá no 2.5

Feliz é quem usa KDE e o SuperKaramba.