24 janeiro 2007

E a busca cotinua (ou Em busca da distribuição perfeita - parte 2)

Estou aqui de volta para mais uma parte do relato de minha busca pela distribuição perfeita (pelo menos perfeita para mim).

Depois do fracasso ao tentar compilar uma distribuição do zero, fui novamente procurar uma distribuição que me atendesse. Testei o Gentoo. Baixei o livecd, instalei no disco, e não gostei. Não sei bem o por que não gostei, mas não me agradou.

Novamente saio à caça de uma distribuição. Lembrei-me de ter lido que haviam lançado um porte não oficial do slackware para arquitetura x86-64 chamado de SLAMD64. Fiz uma pesquisa rápida e descobri que esse também era um sistema milti-lib. Mas durante a pesquisa fiquei sabendo de um outro porte do slackware para x86_64, o Bluewhite64, esse sim um sistema pure 64, como já anunciam no logotipo do site. Como sempre quis experimentar o slackware mas sempre sobrou um pouco de preguiça para fazê-lo, não perdi tempo para baixá-lo e instalá-lo em meu PC, já que o que eu queria mesmo era testar algumas distribuições diferentes.

A primeira diferença que percebi com as distribuições que já tinha utilizado foi o modo de instalação. Inicialmente ele te deixa no pronpt de comando, coisa que a primeira vista assusta um pouco. Observando melhor vi que as instruções para a instalação estavam descritas logo acima, a partir daí foi fácil instalá-lo. Com o sistema instalado, rebootei a máquina e acessei o sistema instalado. Após isso o primeiro passo foi configurar a internet (em casa utilizo discada ainda :-( ). Ai começaram os problemas.

Para começar, não sabia onde configurar um discador. Novamente recorro à internet. Descubro que é possível configurar o discador com o comando pppsetup e o comando ppp-go para executar e discagem econexão. Configuro então pelo pppsetup, tento conectar e tenho sucesso, mas na hora de navegar descubro que o número que coloquei não é do provedor da “internet ilimitada”. Ok, esse problema é pequeno, eu pensei, e agora é só configurar novamente com o número de telefone correto e... não conecta. Negocia a conexão mas não conecta. Esse problema me faz acreditar que os servidores para internet ilimitada dos provedores requerem alguma configuração diferenciada relacionada a autenticação para a conexão, mas isso é só uma teoria. Novamente faço uma pesquisa na internet e, para esse problema, em alguns fóruns é aconselhado a instalação de outro discador. Tudo bem, posso fazer isso bem fácil. Como no bluewhit não encontrei nenhum outro discador, baixei o wvdial e sua dependência wvstreams. Quando fui tentar rodar o script configure do wvstreams para poder compilá-lo, acusou a falta de uma dependência, o OpenSSL. Novamente pensei, é só instalar o pacote e tudo fica resolvido, mas conferi e vi que o openssl já estava instalado. Ta ai uma coisa que nunca consegui resolver, qualquer que fosse a distribuição, que é a dependência não encontrada de um pacote que já esta instalado no sistema. Ao meu ver essa é a maior falha das distribuições linux. Mas vendo que não ia conseguir resolver esse problema, resolvi procurar outro discador. Depois de testar vários outros discadores e tendo os mesmos resultados, desisti...

Instalei novamente o openSuse. Tentei conectar usando o wvdial do opensuse, mas também não tive sucesso. Depois instalei o kinternet, que é uma interface para o smpppd, que eu sempre utilizei no opensuse. Essa dupla foi desenvolvido para o opensuse, por esse mesmo motivo ainda nunca os vi em nenhuma outra distribuição. Pelo fato de que o kinternet com o smpppd conectou na net usando um provedor de internet ilimitada, vou tentar instalá-lo no bluewhite64. Farei isso hoje e depois posto aqui o resultado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tento conectar "internet ilimitada" num Linux (PCLOS, e tb Knoppix, Kurumin, Puppy, DSL, Ubuntu...) mas nada!

Vc tem como me dizer as configs usadas pro sucesso que vc conta?

(grandcahier@yahoo.com.br)
Obrigado,
Fernando

tiago_stos disse...

O grande problema que tive para conctar dessa vez foi por que o programa de discagem que to utilizando agora é em linha de comando, muitas das configurações não estão muito bem explicadas e tem que se configurar diretamente no arquivo de configuração. Com discadores em interface grafica (aqueles que já vem por padrão na distribuição) nunca tive problema. Pode ter algum problema com a autenticação, já tentou mudar os tipos de autenticação? Mas diz ai qual o discador que você esta tentado utilizar e qual o problema que acontece, assim pode ser mais fácil tentar te ajudar.