29 janeiro 2007

A busca terminou (Em busca da distribuição perfeita - Parte 3)

Continuando o relato sobre minha busca por uma distribuição que melhor me atenda...

Como disse no post anterior, fiz a experiência com o smpppd, e a experiência não passou da tentativa de compilação. Apresenta um erro relacionado ao openSSL que não consegui descobrir do que se trata (nem perdi muito tempo tentando também). Depois desse erro resolvi tentar novamente o pppsetup, e depois de algumas tentativas de configuração eu consegui me conectar a internet. Com a internet configurada, passei minha atenção à configuração do meu ambiente de trabalho, mas sobre isso irei falar depois, num post somente sobre esse assunto.

Nessa experiência cheguei a uma conclusão: ainda não é muito viável utilização de sistemas 64 bits nos desktops. Por que cheguei a esta conclusão? Bom, todos sabemos que muitos plug-ins e programas ainda não foram portados para ambientes 64 bits, o que, no caso de programas open sources, nos obriga a compilá-los. Alguns programas compilam perfeitamente, mas pelo que percebi, alguns programas precisam de opções especificas de compilação para poderem ser compilados em sistemas 64 bits, e para muitas pessoas (a maioria, eu acredito e me incluo entre essas pessoas) é inviável portar esses programas para 64 bits. Então, como não quero mais rodar um sistemas milti-lib em meu computador por acreditar que essa bagunça de bibliotecas e programas de arquiteturas diferentes seja bom para o sistema, irei instalar uma distribuição 32 bits mesmo, até que veja que seja viável instalar uma distribuição puramente 64 bits.

Agora, a distribuição que me agradou durante todos esses teste foi o Bluewhite64, e por isso, sendo essa distribuição baseada no slackware, passarei a utilizar o slackware como minha de agora em diante. Os motivos? É uma distribuição estável, madura, rápida e altamente personalizável, sem contar que eu sempre tive vontade de testá-la, mas sempre tive preguiça de fazer esse teste :-).

Nenhum comentário: